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SOFT SKILLS E HARD SKILLS

De forma geral, as soft skills são as habilidades ligadas ao seu temperamento, como aspectos interpessoais, capacidade de organização e liderança, empatia e outros traços que fazem parte da sua personalidade. São capacidades difíceis de mensurar, já que podem ser relativas e perceptíveis ou não, de acordo com cada pessoa com a qual você se relaciona.

soft skill cada vez mais será um fator decisivo no mercado de trabalho, já que é notável a predominância de aptidões mais “humanizadoras”, especialmente aquelas que se referem a construção de conexões entre os indivíduos e de um ambiente profissional saudável, diverso, criativo e resiliente em relação aos desafios e adaptações. Prova disso é que, de acordo com estudos realizados por empresas de consultoria em recursos humanos, a maior parte das demissões são causadas por fatores comportamentais, ou seja, de soft skill, que incluem problemas de conduta dos colaboradores e sua inabilidade de se situarem de acordo com os valores da empresa.

As hard skills, por sua vez, são as habilidades que podem ser classificadas e quantificadas, já que se trata de um acumulado de conhecimentos técnicos específicos para a função que você ocupa e que podem ter sido adquiridos na graduação, em cursos de especialização ou no dia a dia no trabalho.

Nesse sentido, uma dica fundamental: não mantenha seu foco apenas em habilidades técnicas – essas você certamente desenvolverá ao longo da jornada acadêmica e profissional. Invista também em autoconhecimento e aprendizados que norteiem o seu crescimento pessoal, de forma que você possa, ao longo da carreira, exercer influência positiva sobre si e outras pessoas com as quais você convive e estar preparado para diversas situações, positivas e negativas, que encontrará ao longo do caminho profissional.

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